Estrutura e funcionamento



Sobre o Escudo                               Estrutura e funcionamento                                 Membros                                Parceiros


O Escudo dos Vales possui uma hierarquia bastante simples: temos dois líderes e o restante dos membros.
O papel da liderança, na maioria dos casos, é apenas nominal, mas cabe aos dois decidir a participação em eventos sob o nome do Escudo (uma vez que ninguém é obrigado a seguir apenas o cronograma do grupo e alguns membros fazem parte de outros grupos recriacionistas), orientar os novos membros e manter a ordem e o bem estar entre os demais.
Em todos os outros assuntos, porém, o grupo possui uma estrutura horizontal. Ou seja, todos, incluindo membros recém chegados, possuem o mesmo poder de decisão.
Esses assuntos incluem a entrada e saída de pessoas no Escudo dos Vales, a data e a frequência dos treinos (lembrando que nem todo membro deve necessariamente participar dos mesmos), a programação de atividades realizadas num evento, entre diversas outras coisas. As decisões são, em sua maioria, feitas em forma de votação e o que obtiver a maioria dos votos está decidido. No entanto, a liderança tem pleno poder de vetar essas decisões se ambos os líderes tiverem a mesma opinião.

Como fazer parte do Escudo dos Vales?

Não aceitamos pedidos de participação. Simples assim
Antes de qualquer outra coisa, nosso objetivo é auxiliar os interessados em recriacionismo a formar seus próprios grupos com suas próprias afinidades e não acolher desconhecidos sob uma única bandeira. Isso tende a evitar atritos e minorias descontentes, uma vez que entre pouco membros bastante próximos, a chance de problemas acontecerem são menores.
Assim sendo, o Escudo é um grupo fechado. No entanto, podemos, a qualquer momento, convidar pessoas com quem convivamos para se juntar a nós. Isso é decidido por simples questão de amizade e interesses afins e não por seleção entre "currículos".

Regras e requerimentos
  •  Cada membro deve escolher um recorte de aproximadamente 50 anos (um tempo médio de vida na época) dentro do recorte mais amplo do grupo. Por exemplo um guerreiro de elite gotlandês da primeira metade do século X. Isso serve para evitar anacronismos presentes no mesmo traje. Isso significa que tudo que a pessoa usar deve estar de acordo com essa época e local, não podendo, por exemplo, uma pessoa usar um estilo de espada norueguesa do final do século IX, um elmo eslavo do começo do século XI e enfeites num estilo artístico do meio do século X. Não é uma frescura chata, mas sim uma forma de representar o possivel para o período e não uma "salada" medieval que mistura duzendos anos de história numa só pessoa. É permitido a qualquer membro possuir mais de um recorte, desde que tenha trajes específicos para cada um e não os misture.
  • Levando em consideração a regra anterior,  existem pequenas exceções. Elmos, por exemplo, devem se situar no período e região escolhidos, mas podem possuir pequenos detalhes de elmos mais antigos. Além disso, esse período é expandido em 25 anos. Ou seja, um estilo usado até o final do século X pode continuar sendo usado por um membro do grupo que recria alguém do início do século XI. O posto, no entanto, não é válido, como um estilo inventado no início do século X sendo usado por alguém que recria a segunda metade do século IX. As espadas em uso no grupo também seguem essa regra quanto à cronologia. A razão para isto é que armaduras e armas de prestígio não eram simplesmente jogadas fora por sair de moda, no entanto, também não duravam para sempre sem a devida manutenção. Apesar de muitas espadas serem enterradas com seus donos, é possível que um número ainda superior tivesse sido, digamos, "roubadas" de mortos, como em batalhas ou assassinatos e essas continuaram em uso por seus novos donos por mais tempo. Além disso, temos sagas que contam a narrativa de espadas que seguem em uso durante gerações, mas pelo grande número de achados, supomos que esta talvez não fosse a regra geral.

  • Todos os membros do Escudo dos Vales devem, obrigatoriamente, possuir um traje que esteja de acordo com o período e local que ele deseja recriar dentro de nosso recorte. Os trajes "universais" para homens e mulheres (já que, no momento, todos somos lutadores e uma mulher não iria à guerra de vestido) é uma túnica, calça, calçados, cinto e bolsa para cinto (pouch). Cada peça deve se encaixar no recorte pessoal do membro. Confira aqui as regras para as roupas.
  • Aqueles que pretendam lutar precisam, antes de mais nada, de um escudo com o padrão do grupo. As regras para os escudos são encontradas aqui. Também precisarão de um elmo, braceletes, luvas e de uma seax, sendo as outras armas e proteções opcionais.
  • Todo e qualquer equipamento ou roupa deve ser aprovado pelos líderes do grupo. Isso evita que os membros gastem dinheiro ou tempo preparando coisas que não serão usadas por não se encaixarem corretamente no nosso recorte. O motivo disso não é o poder e autoridade da liderança, mas sim o fato de que, por pura coincidência, os líderes acabam conhecendo mais coisas.
  • Escudos e algumas armaduras podem ser danificados com muita facilidade. Até mesmo espadas podem quebrar durante uma luta. Isso é responsabilidade do proprietário dos equipamentos e não daquele que o tenha quebrado numa apresentação. No entanto, caso haja danos num item em qualquer outra situação, ou mesmo combates que não representem o grupo, o problema deve ser resolvido entre as duas partes envolvidas e não são de responsabilidade do grupo.
  • Acidentes acontecem. Assim sendo, é importante ter em mente que ninguém é culpado ao mesmo tempo em que todos podem ser. Por isso treinamos, para evitar que acidentes ocorram. Acidentes durante apresentações ou treinos são e devem ser encarados como tal para que não hajam problemas entre membros.
  • Treinos são importantes. Aqueles que não os frenquentarem com regularidade não poderão lutar em apresentações, para a segurança dos demais e para sua própria segurança. Ninguém é obrigado a frequentar todos os treinos, porém uma presença regular durante um determinado período será observada para tais fins. Para qualquer situação que não seja a de combate, a frequência ou falta aos treinos é ignorada.
Equipamento de uso geral do Escudo dos Vales

O Escudo dos Vales dispõe de alguns equipamentos que podem ser usados por qualquer membro que não os possua ou que, por ventura, tenham esquecido de levar a um evento.
Esses equipamentos são poucos, portanto, no caso de mais de um membro precisar deles, a preferência irá sempre pro que os requisitar antes, assim sendo, é de extrema importância que todos as pessoas dentro do Escudo tenham seu próprio equipamento caso os deseje. Temos alguns elmos, seaxes e, eventualmente, outras proteções e armas.
Além disso, temos escudos próprios para treino que, em hipótese alguma, serão usados em apresentações. Da mesma forma, desencorajamos o uso de escudos de apresentação nos treinos.

Não membros

Curiosos, entusiastas ou qualquer outro tipo de pessoa pode treinar conosco. Como já dito, não temos por finalidade crescer em quantidade, portanto, treinar com o Escudo dos Vales não o torna sequer um candidato a fazer parte de nosso grupo. No entanto, incentivamos a interação entre pessoas com os mesmos objetivos e, principalmente, a interação entre demais grupos.
Nossos treinos são abertos e possuímos alguns equipamentos disponíveis, embora a preferência nesses casos seja sempre dos membros. Também esperamos que membros de outros grupos usem seus próprios equipamentos, não como forma de excluir alguém, mas para preservarmos um pouco mais os nossos próprios materiais. Em poucas palavras: Se não possuir os bens necessários, treine com os nossos, mas não custa nada usar os próprios caso os possua.
Além disso, nada impede que um recriacionista não tenha filiação a grupo algum, ou seja, se tiver interesse, podemos ajudá-lo a entender melhor essa prática e o convidamos sempre a participar de eventos onde possamos estar, nem que seja apenas para se sentar ao nosso lado e jogar conversa fora. Afinal, isso também é reenactment.

Todas essas regras estão sujeitas a modificação, dependendo dos rumos que o grupo toma diariamente, portanto, revisite esta página de tempos em tempos para saber se há alguma mudança.

Última atualização em 01/10/2012.