Lutas



Lutas                                                                        Estilos e regras                                                                        Treine conosco


Os estilos de luta de nosso período, infelizmente, são desconhecidos, mas frequentemente adaptamos manuais de luta posteriores, extraímos algumas informações de sagas e crônicas - ainda que muitas sejam posteriores, também - e, é claro, utilizamos técnicas de outras artes marciais, além do instinto, da tentativa e erro e da prática, para um melhor resultado numa contenda.
Além disso, partimos do princípio de que num combate atual, o respeito pelo adversário é sempre o mais importante, uma vez que nosso tempo não é um tempo de clãs rivais se enfrentando até a morte, disputas por terras, honra, glória ou simples necessidade de sobrevivência. Assim, apesar de toda a violência dos golpes e defesas, as lutas são tão pacíficas quanto uma competição de judô ou karate e os danos mais graves costumam se resumir a hematomas e inchaços. O esporte em si não oferece tantos riscos, mas sim esportistas mal intencionados ou despreparados. Portanto, como em toda arte marcial, acidentes maiores podem acontecer e é preciso que todos os aspirantes a lutador tenham ciência disso e trabalhem o máximo possível para evitá-los.
Ao contrário do que muitos pensam ao verem lutas entre recriacionistas, essa prática não se trata de uma demonstração infantil de testosterona, nem de uma forma de se provar superior ao adversário, mas sim uma competição amistosa entre duas ou mais pessoas que, embora visem a vitória, não tem por objetivo causar danos graves aos companheiros ou sair cheio de cicatrizes para ostentar como troféus.
Deste modo, o Escudo dos Vales faz questão de deixar claro que não basta colocar uma espada na mão de uma pessoa e mandá-la de encontro a outra, sem preparo ou consiência. É necessário treino, prática, conhecimento e, acima de tudo, responsabilidade, para com si próprio e principamente para com os demais.