Escudos



O que é recriacionismo          Atividades          Armas          Equipamentos de proteção          Escudos          Vestimentas

Tamanhos e modelos

Os escudos podem ser em forma de gota ou redondos com uma bossa/umbo central.
No caso dos escudos redondos, eles podem ser planos ou côncavos. O diâmetro deve estar entre 30cm e 80cm. Haviam escudos maiores no período, como os de Gokstad, chegando a medir 94cm, mas esses são proibidos por nós pela nítida vantagem que demonstram nas lutas.
O umbo deve ser de ferro ou aço, prensado ou forjado e deve ter, pelo menos, 1,5mm de espessura. Deve ser rebitado ao escudo e não pregado. Parafusos e outros artifícios modernos, a menos que não sejam visíveis, devem ser evitados.
Devem ser feitos de tábuas de madeira ou de compensado (quanto mais camadas o compensado tiver, melhor). A espessura pode ser entre 0,8cm à 1,5cm. Todos devem, também, ser reforçados com couro nas bordas. Bordas de ferro ou outros metais são proibidas, exceto pequenas adições para segurar o couro ou reparar danos menores.
Por questões de segurança, a borda deve ser costurada ou rebitada, não pregada, uma vez que com o dano sofrido, as pontas dos pregos podem causar riscos aos lutadores.
A empunhadura pode ser de madeira ou ferro e exigimos, pelos mesmos motivos da borda, que seja rebitada ao escudo.
Os escudos em forma de gota, também chamados de escudos normandos ou pipa, podem ser planos ou ligeiramente curvados. Com ou sem bossa. Apesar de serem chamados de "Normandos", os soldados normandos não foram nem os únicos nem os primeiros a utilizarem este formato.
Também devem apresentar borda e evitar pregos.
A altura pode variar de 1,2m a 1,4m.
Todos os que forem segurados por tiras devem possuir um estofamento para evitar danos ao braço, principalmente ao cotovelo e costas da mão.
Apesar de serem comuns em iluminuras e outras imagens da época, não há muito que tenha sobrado materialmente desses escudos. Por isso permitimos o uso de escudos normandos segurados com tiras através do braço ou segurados com uma empunhadura como nos escudos redondos.
Escudos não são baratos e quebram com uma facilidade incrível, raramente ultrapassando 3 apresentações. Sabendo disso, qualquer material sintético ou modo de fabricação moderno que não seja aparente pode ser aplicado ao escudo para que ele dure mais tempo.
A face dos escudos devem ser revestidas com tecido (lona de algodão ou linho) ou couro para aumentar sua vida útil.

Cores e pinturas

As cores do grupo são o vermelho e o amarelo. A melhor maneira de obter os tons precisos é utilizando pó xadrez - encontrado em qualquer loja de material de construção - vermelho ou amarelo. Para fazer a tinta, pode-se usar qualquer verniz incolor fosco, óleo de linhaça, têmpera ovo, etc...
Todo membro do Escudo dos Vales deve possuir pelo menos um escudo coberto com lona ou couro pintado com o padrão do grupo, que é o mostrado à seguir:


Escudo redondo.

Escudo normando/pipa.

Além disso, é aconselhável ter mais escudos para reposição emergencial em eventos.

O Escudo dos Vales possui escudos próprios para treinos disponíveis sempre que possível para os membros do grupo. Esses escudos são sempre preferenciais aos membros em treinos abertos.

É digno de nota que os escudos para treino nem sempre possuem os padrões do grupo e nem sempre seguem as regras postadas acima. Eles são feitos para durar mais tempo, portanto podem ser visivelmente "contemporâneos". Em hipótese alguma esses escudos serão usados em eventos, a menos os que estejam de acordo com as especificações acima.