Estilos e regras



Lutas                                                                        Estilos e regras                                                                        Treine conosco

Estilos

O Escudo dos Vales não encena suas lutas, exceto um ou outro pequeno detalhe. Isso resume muito o que podemos dizer sobre os estilos de luta que praticamos.
Basicamente lutamos de duas formas: uma mais "esportiva", que usamos principalmente nos treinos, e outra mais livre, mais arriscada e também mais real.
A primeira maneira é uma forma largamente utilizada na Europa, por sua segurança, simplicidade e facilidade na hora de julgar um vencedor. Em resumo, escolhe-se uma quantidade de pontos. Aquele que acertar golpes válidos na área permitida do corpo do adversário - geralmente acima dos joelhos, torso e os braços até o cotovelo, com algumas alterações no nosso caso, que serão explicadas à seguir - até conseguir atingir a quantidade de pontos estipulada, ganha. Usualmente, lutadores com elmos, armaduras e outras proteções, dificultam a vitória do oponente em mais pontos. Isso fica à critério dos lutadores e a regra principal é sempre jogo limpo.
A segunda maneira, que chamamos de freeplay, é a que praticamos entre nós com mais frequência fora dos treinos. O uso obrigatório de armaduras e outros equipamentos de proteção serve exatamente para minimizar o risco de acidentes, já que, diferente da maioria dos países europeus onde o recriacionismo é um hobby comum, golpes na cabeça não são válidos, enquanto aqui o são, o que torna a luta um pouco mais perigosa, mas também muito mais dinâmica. Ou seja, essas lutas costumam ser rápidas, raramente ultrapassando os 40 segundos e consideramos seu término quando um lutador atinge o outro com um golpe que - caso as armas fossem afiadas e a força do golpe fosse a total - seria letal ao lutador atingido. Novamente, a única forma de praticar esta modalidade é com honestidade e bom senso, uma vez que do contrário, a força dos golpes tende, naturalmente, a aumentar e isso pode acarretar em hematomas, arranhões ou outros machucados mais graves.

Regras

No primeiro estilo, as regras são simples, as áreas válidas para marcar pontos para cada arma são:
Espadas e facas: Cortes e estocadas no torso. Cortes nas coxas.
Machados: Cortes e estocadas no torso e nas coxas.
Lanças: Só estocadas no torso
Golpes simultâneos são considerados empates, uma vez que acertar um oponente em uma luta não faz com que o golpe dele perca a força. Golpes na região do pescoço não são permitidos e estocadas ou golpes na parte superior do escudo devem ser evitados para que não acertem o rosto. Aquele que, mesmo por acidente, acertar a cabeça do oponente, perde a luta. Os golpes, também, não devem ser dados com a mesma força que um golpe "real".
Sempre que um golpe acerta o alvo, a luta é parada e reiniciada, até que o número de acertos seja atingido.
Esta modalidade exclui a cabeça e os golpes com força para que recriacionistas sem as devidas proteções também possam lutar, mas dentro do Escudo dos Vales, serve como um exercício, principalmente, uma vez que todos os membros devem possuir alguns equipamentos.
Já no segundo estilo de luta, um lutador só perde ao receber um golpe que seria letal no caso de armas afiadas ou que fosse capaz de imobilizar um membro - como uma machadada na perna que, apesar de não necessariamente ser fatal, seria capaz de decepá-la.
Valem golpes na cabeça - ainda que com cuidado - e a força dos golpes tende a ser maior.
Na luta cabe a todos os lutadores terem consiência de que são atingidos e agir de acordo, pois do contrário, a prática desta modalidade se faz impossível, além de ridícula aos que assistem.