Treine conosco



Lutas                                                                        Estilos e regras                                                                        Treine conosco

Horário e local

A priori, os treinos ocorrem aos sábados (mas não todos) no Parque do Ibirapuera, atrás da caixa d'água e ao banheiro próximos do prédio da Bienal. O início dos treinos se dá por volta das 13:00 e estimamos uma duração de 3 horas, embora continuemos até o escurecer.
Eventualmente o treino ocorrerá em outros dias, dependendo da disponibuilidade de nossos membros.
Para se certificar de que haverá treinos, mande um email para escudodosvales@gmail.com com pelo menos três dias de antecedência, para que possamos responder em tempo hábil.

Objetivo dos treinos

Os treinos dentro do Escudo tem por finalidade ensinar técnicas e colocá-las em prática. Assim, não temos uma preocupação com a resistência ou força física dos participantes, uma vez que julgamos que cada um sabe quanto tempo deseja aguentar de pé, com todo o equipamento, em qualquer evento em que participe.
Por outro lado, é válido avisar que os treinos são feitos com boa parte dos equipamentos - quando disponíveis - e que dependendo das peças usadas, este pode chegar a mais de 30kg e sem um preparo físico satisfatório, torna-se impossível aguentar um treino inteiro.
Porém, nosso objetivo não é tornar ninguém um bom lutador, uma vez que isso só pode ser alcançado com esforço próprio, mas sim orientar as pessoas com o conhecimento e com as condições para que se torne, isso sim, um bom reenactor, ainda que seja um lutador medíocre.
Desta forma, é normal passarmos cerca de metade do treino conversando sobre os formatos das armas que usamos e suas funções, contextos e a melhor forma de tirar proveito delas. Como já percebemos empiricamente, mais vale uma hora entendendo o funcionamento ideal de uma arma do que meses ou anos de treino usando-a inadequadamente.

Lembrete

Além de tudo que já foi dito, se faz necessário alertar que, apesar de termos treinos abertos, o grupo em si é um grupo fechado e que não tem como interesse recrutar membros com frequência, já que nossa intenção é, ao invés disso, dar subsídios para que outros grupos possam surgir.
No entanto, é óbvio que eventualmente convidemos alguém para se juntar a nós, mas essa escolha se baseia, honestamente, em amizade e proximidade e não em dedicação ou talento apresentado pelo convidado.